terça-feira, 25 de setembro de 2007

"Povização" do Brasil


Ceta vez um amigo contou-me uma estorinha: - A Verdade caminhava ao longo de um riacho, em um dia de calor intenso. Em dado momento resolveu refrescar-se nas limpidas águas do riacho. Tirou suas belas vestes e colocou-as sobre um pequeno arbusto, mergulhando em seguida. Caminhando em sentido contrário vinha a Mentira, que sendo muito astuta logo percebeu que a Verdade nadava distraidamente, e que suas vestes estavam irresistivelmente ao alcance de suas mãos. Sem que a Verdade percebesse, a Mentira se apoderou das vestes e saiu apressadamente do local. Depois daquele dia, a Mentira tem andado com as vestes da Verdade e a Verdade tem andado nua e envergonhada.

Esta "estorinha" representa muito bem o que ocorre em nosso país atualmente. Estamos sofrendo literalmente um intenso processo de lavagem cerebral como nem mesmo a antiga União Soviética ousaria tentar dentro da chamada "cortina de ferro". Manipulações grosseiras de dados e fatos tem sido frequentemente realizadas e aceitas sem que haja a menor contestação por parte da população. É um gigantesco processo de "povização" baseado nas estratégias de mudança do comportamento social, visando transformar cidadãos (indivíduos) bem informados e conscientes de seus direitos e deveres políticos, em povo, que é uma massa (coletivo) cega que responde emotivamente aos estímulos convenientemente provocados pelos seus controladores. Para tornar esta técnica de mudança de comportamento social (controle) mais atraente, com um charmoso ar de modernidade, basta associá-la à temas como meio ambiente, energia e ética. Pronto, agora a Mentira se sente a própria Verdade, sendo capz de acreditar em suas próprias mentiras. Quer exemplos? - " nunca neste país houve tanto desenvolvimento", "neste país não há ninguém mais ético e mais honesto do que o PT", "não teremos problemas de energia elétrica em 2012", " não há provas contra o senador Renan Calheiros", "não haverá aumento de impostos". É, realmente temos estamos caminhando para um "governo do povo" .

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Blog Wellblog-Observador de Wellington Leal é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://reieterno.blogspot.com.