quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Super catamarans – imagine estas embarcações integrando os sistemas de transportes no Brasil, se “eles” podem, nós também podemos…

Na Europa são comuns os Ferry Boats de alta velocidade, os mais velozes são os grandes catamarans chamados “Wave Piercings”, que não utilizam hélices, e são movidos por um sistema de poderosos jatos de água, que associados ao moderno design de baixo arrasto, permitem desenvolver até 45 nós (equivalente a 82 km/hora). Dependendo do modelo, podem transportar até 866 passageiros e 65 automóveis. No Brasil, são utilizados modelos de menor capacidade, com sistema de propulsão convencional, principalmente na Bahia e no rio de Janeiro. Quem sabe um dia, ao invés de andarmos em apertados ônibus, nosso sistema de transporte se torne mais parecido com o do primeiro mundo.

1979322244_9c0afab5dd

incat natchan rera 

O Natchan Rera (foto acima), com seus 112 metros de comprimento é um dos mais modernos “Wave Pirecing Catamarans”, também chamados de HSV – High Speed Vessel. Opera no Japão, e foi fabricado pela empresa Australiana Incat (www.incat.com.au). Aliás, a tecnologia destas embarcações foi desenvolvida pelos Australianos.   Atualmente estes HSV estão substituindo os tradidionais Ferrys Hovercraft na Inglaterra , Fança e Alemenha, e estão sendo utilizados militarmente pelos Estaddos Unidos.

t-news1

Em breve, teremos em Vitória alguns catamarans fazendo parte do novo sistema de transportes aquaviários, pena que ainda não sejam tão  modernos como estes, mas já é um bom comdeço …

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Blog Wellblog-Observador de Wellington Leal é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://reieterno.blogspot.com.