sexta-feira, 9 de abril de 2010

No Brasil, o Presidencialismo está falido!

politica-1No Brasil, o modelo de governo baseado no Presidencialismo está completamente falido e esgotado. Em outros tempos, até que o Presidencialismo cumpriu o seu papel, quando era preciso uma personalidade que facilmente se identificasse com a nação, de forma a promover a idéia de unidade e o patriótico. Porém, nos dias atuais, o Presidencialismo só serve mesmo para representar interesses de grupos políticos e econômicos, que se valem da excessiva concentração de poder nas mãos de apenas um homem. Já é hora de termos um sistema de governo Parlamentarista, com uma maior distribuição do poder, de forma a equilibrar as forças e permitir através de mecanismos reguladores, a criação do monopólio de poder. Não precisamos de presidentes messiânicos, megalomaníacos ou populistas. Precisamos de gestores comprometidos em construir uma sociedade moderna e civilizada, onde é oferecida ao cidadão uma educação exemplar, que aprimore a capacidade de pesquisa, capacidade crítica e capacidade de decisão, e que forme políticos que realmente representem os interesses da sociedade, e não os seus próprios.

Uma das grandes vantagens do PARLAMENTARISMO sobre o Presidencialismo é a sua flexibilidade e a sua capacidade de reação à OPINIÃO  PÚBLICA: este tipo de sistema prevê que as crises e escândalos políticos possam ser solucionados com um voto de censura e a correspondente queda do governo e, até mesmo, a eventual dissolução do parlamento, seguida de novas eleições legislativas, sem ruptura política.

Países parlamentaristas: Canadá, Inglaterra, Suécia, Itália, Alemanha, Portugal, Holanda, Noruega, Finlândia, Islândia, Bélgica, Armênia, Espanha, Japão, Austrália, Índia, Tailândia, República Popular da China (esse não vale…) , Grécia, Estônia, Egito, Israel, Polônia, Sérvia e Turquia.

Precisamos de um sistema que nos permita MANDAR EMBORA, os políticos que não atendam aos anseios da sociedade. A sociedade é que forma o Estado, e o Governo deve servir à sociedade, não o contrário. Precisamos demitir e punir os corruptos, os incompetentes, os FICHAS SUJAS e os traidores da sociedade.

“A OMISSÃO DA SOCIEDADE TRANSFORMOU NO BRASIL, POLÍTICA EM SINÔNIMO DE CRIME ORGANIZADO.”

Wellington

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Blog Wellblog-Observador de Wellington Leal é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://reieterno.blogspot.com.