segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sobre "carochinhas" e Meio Ambiente ...

Meio Ambiente é um assunto que deveria ser tratado de forma muito mais responsável, do que apenas uma mera bandeira de militância "eco-verde" de orientação esquerdista.

A mudança que deve acontecer, passa por uma conscientizarão das reais responsabilidades e ações que cabem principalmente ao Governo, as Corporações e a Sociedade.

Os meros discursos políticos e as bonitas palavras de marketing,  não são capazes de fazer seus locutores mudarem as costumeiras atitudes irresponsáveis:

1- Governo - ignora o desmatamento em terras devolutas e parques florestais, não oferece tratamento de esgotos e faz marketing político com o tema.

2- Corporações - não se antecipam às legislações brasileiras tolerantes com a degradação ambiental, mantem a maioria de suas operações baseadas em queima de combustíveis fósseis, realizam investimentos (baixos) para redução da poluição somente após pressões  políticas ou em troca de compensações fiscais, tratam o tema apenas como uma questão de Relações Públicas e de "responsabilidade social", como formas de evitar reações dos stakeholders.

3- Sociedade - condicionada a reagir através do consumo, se referencia por uma falsa imagem de "país paradisíaco" e desconhece educação ambiental. Apenas recentemente passou a se dar conta do grande problema que enfrenta em relação aos recursos hídricos, minerais e florestais.

Esta é a nossa realidade, e se isto não mudar, todo discurso oficial será sempre "história da carochinha".

Wellington

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Blog Wellblog-Observador de Wellington Leal é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://reieterno.blogspot.com.