domingo, 23 de setembro de 2007

Mercosul: O atoleiro chamado Venezuela

O Presidente da Venezuela pode ser chamado de tudo: ditador, golpista, comunista, megalomaníaco, fanfarrão, marketeiro, etc. Porém de uma coisa ela jamais poderá ser chamado: inculto. Ao contário de outras personalidasdes, trata-se de um homem mais interessado em livros do que em bebidas alcóolicas, fato que aumenta em muito sua periculosidade em relação aos interesses brasileiros, que são defendidos por uma equipe técnica que tem demonstrado nas Relações Internacionais uma estatura intelectual identica ou menor que a de seu líder. A frequente insistência do governo brasileiro para incluir a Venezuela no Mercosul, pode trazer muito mais prejuízos do que benefícios, pois querem se associar a um governo ditador e totalmente imprevisível em suas intenções.
A cegueira ideológica impede que se veja em primeiro lugar os interesses dos país de forma racional. Não é preciso ser ministro, nem mesmo ser muito inteligente para perceber que adotar uma postura antagõnica e descortez com os Estados Unidos, nosso nosso maior parceiro comercial, pode significar sérios prejuizos para a economia do país, causando uma enorme recessão e desemprego. Por outro lado, querer transformar o Mercosul numa comunidade de países comunistas com a inserção de CUBA, VENEZUELA E RÚSSIA também não é uma boa idéia. Devemos deixar de ser tolos e fracos. A Bolívia já teve uma enorme vantagem ao comprar duas refinarias a preço de banana. Agora a Petrobrás quer investir 4 Bilhões de dólares na Venezuela, para construir uma refinaria de petróleo pesado na bacia do Orinoco, mesmo sabendo que a Venezuela estatizou o setor e se apropriou dos negócios de diversas empresas transnacionais, além de não demonstrar respeito pelas instituições. brasileiras. A Rússia , que pode ser vista como um feroz urso prestes a sair da hibernação, também deixa a desejar pelo seu histórico de embargos ao Brasil e pelo seu gosto em promover o financiamento de guerrilheiros "revolucionários" em várias partes do mundo, inclusive aqui, na "República Bolivariana Brasileira".
Wellblog

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Blog Wellblog-Observador de Wellington Leal é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Brasil.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://reieterno.blogspot.com.